- Área: 113764 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Christian Gahl
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Cultura e Arte de Guangxi em Nanning abriu suas portas. A obra surge como um grande teatro popular na China e serve como sede para uma ampla gama de programas musicais e culturais: além de obras clássicas na tradição europeia de óperas, os eventos incluem concertos, musicais e espetáculos de gala.
Três salas de concertos foram dispostas como volumes separados em um edifício revestido de pedra natural que acomoda as funções de serviço. A ópera ao sudoeste com seus 1600 lugares e um palco de 600 metros quadrados se abre para um lago artificial.
Seguindo a tradição dos clássicos teatros de ópera, os lugares foram dispostos em forma de "U". Os postos são acessados por meio de um hall e plano de escadas. As superfícies suavemente curvadas com painéis de madeira criam uma atmosfera interior cálida e o tempo de reverberação de 1.5 a 1.8 segundos proporciona condições acústicas ideais.
A sala de concertos com seus 1.200 lugares encontra-se no lado leste e foi desenhada como um hexágono alongado com uma área de cenário arredondada. Esse espaço conta com um órgão de 64 registros adequado para um amplo repertório de atuações musicais que vão desde música de câmara a concertos sinfônicos de compositores como Bruckner. As longas faixas de madeira nas paredes e as coberturas proporcionam um certo ritmo à aparência visual.
A menor sala, com 500 lugares, é uma sala multifuncional e está localizada ao norte. Sua acústica controlada eletronicamente garante que o tempo de reverberação possa ser ajustado com uma variabilidade infinita. Criam-se diferentes cenários para atuações de música, balé e teatro, assim como desfiles de moda com a ajuda de plataformas de elevadores.
Os três edifícios estão unificados por uma cobertura compartilhada, aparentemente flutuante. Similar às fachadas, aparece como uma grande estrutura de persianas que foi construída com aço e painéis de alumínio branco como revestimento. Quando vista desde a margem oposta do rio Yong ou desde o acesso por meio da ponte de Nanning, a forma branca e radiante destaca o centro de cultura de Nanning e a província de Guangxi aparece com confiança em contraste com seu entorno. Dependendo do ponto de vista, a silhueta do edifício muda dinamicamente, evocando associações com as formações naturais típicas da paisagem de Guangxi.